A Royal Enfield acaba de trazer ao Brasil a Himalayan, motocicleta que encara qualquer tipo de terreno. A máquina tem 400cc e chega ao mercado a partir de R$ 18.990,00. Confira agora todos os detalhes!

 

Tem novidade chegando ao cenário motociclístico brasileiro, e o Programa Momento Moto foi conferir tudo que está rolando! Em 22 de janeiro, a Royal Enfield anunciou a chegada da Himalayan ao Brasil, em um evento dedicado a toda imprensa do segmento. Fomos convidados pela marca indiana para realizar o test ride da máquina e, agora, vamos te passar as primeiras impressões dessa média cilindrada.

O visual é retro, no estilo anos 80. Seu tanque diferenciado e o farol redondo são únicos, transformando o design da moto em algo provocante, completamente diferente das trails atuais. Se você já conhece as irmãs clássicas da Royal Enfield, vai perceber que a Himalayan apresenta uma proposta totalmente nova. Para nós, do Momento Moto, as quatro palavras que definem a máquina são: robusta, simples, honesta e funcional.

O design da motocicleta é exclusivo e estava sendo estudado há um bom tempo pelos engenheiros responsáveis. O motor é um LS 410, desenvolvido especialmente para o modelo. Possui apenas um cilindro, que gera 24,5 cavalos a 6.500 rpm. Um grande diferencial é o seu balanceiro, que reduz consideravelmente a vibração que ocorre em todos os propulsores monocilíndricos.

DETALHES

Outro destaque vai para o câmbio de 5 velocidades. Com engate preciso e pedaleiras um tanto quanto recuadas, aliado ao bom posicionamento do guidão, faz com que a posição de pilotagem seja excelente, muito confortável. A máquina vem com freios a disco simples nas duas rodas, e também com sistema ABS (que não podem ser desligados). Na condução na terra, isso não fez muita diferença. Ponto para a Himalayan! Entretanto, isso exige uma força considerável para se chegar a uma frenagem ideal, está aí um ponto que o fabricante pode rever nas próximas edições.

O banco possui dois níveis e é forrado com tecido antiderrapante, o que permite um bom encaixe das pernas junto ao tanque. O painel tem funções analógicas e digitais, e traz funções básicas como hodômetro total e parcial, relógio, nível de combustível, luzes indicadoras de setas, farol alto, temperatura ambiente, marcador de marchas, função neutro, ABS, injeção, e até uma bússola!

As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira, e vem de fábrica com pneus Pirelli de uso misto, ou seja, encara situações on e off-road. O Momento Moto atesta: o plano da marca é ousado! A intenção é abrir mais de 10 concessionárias pelo Brasil e expandir a marca pelo mercado nacional. O que achamos disso? Eles chegarão lá! Essa Royal Enfield pode ser encontrada nas cores – Granite e Snow – e será vendida por R$ 18.990,00 (mais o frete).

PALAVRA DO DIRETOR

Entrevistamos o diretor de Negócios Internacionais da Royal Enfield, Arun Gopal, que comentou, com bastante entusiasmo, sobre a chegada da máquina. “A Himalayan é fruto da longa história de seis décadas de pilotagem da Royal Enfield em seu lar espiritual – os Himalaias. Nossa maior reflexão em todos esses anos foi que a melhor motocicleta para a região não é a que tenta dominar o ambiente, mas sim a que é capaz de adaptar a ele”, conta.

Para Gopal, a moto será um sucesso de vendas no país. “Os modelos de turismo de aventura que atualmente fazem parte desta categoria são muito grandes e acabam não se saindo bem em terrenos como o dos Himalaias. São muito pesados e inadequados para este tipo de região. Projetada sob medida, a Himalayan é uma motocicleta simples, capaz de ir a qualquer lugar. Tenho certeza que ela irá agitar o turismo de aventura no Brasil”, finaliza.

HIMALAYAN NO MUNDO

Nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, a Royal Enfield Himalayan já circula no mercado e é um dos modelos mais vendidos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

– A facilidade de pilotar a moto é um grande atrativo;

– O motor, de 411cc, é muito forte;

– O conforto também é um trunfo interessante;

– A velocidade cruzeiro permite viagens de curta e longa duração;

– A Himalyan encara terrenos urbanos e situações off-road.

FICHA TÉCNICA:

Motor – Monocilíndrico, refrigerador a ar, 4 tempos, SOHC

Cilindrada – 411cc

Transmissão – 5 marchas

Sistema de partida – elétrico

Peso seco – 185 kg

Capacidade do tanque – 15 litros

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Assista esta matéria completa exibida no programa MomentoMoto:

 

TEXTO: DINNO BENZATTI

FOTOS: DIVULGAÇÃO / ROYAL ENFIELD

 

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