A Honda XRE 300 Sahara já é uma realidade no Brasil. Depois de muito suspense ao longo do ano, a marca oficializou, há algumas semanas, o seu lançamento ao mostrar as primeiras imagens da moto. E na última sexta-feira (17), ela foi apresentada de forma oficial para a imprensa.

Momento Moto esteve presente neste evento, e pudemos conhecer todos os detalhes sobre a motocicleta que chega ao mercado para manter o legado da XRE 300. Na verdade, ficou faltando apenas uma coisa: o preço, que será revelado pela Honda nos próximos dias. Veja mais detalhes da nova motocicleta a seguir.

A motorização da XRE 300 Sahara

Como já era esperado, a novidade da Honda utiliza a mesma motorização da CB 300F Twister, ou seja, há um monocilíndrico de 293,55 cm³ com refrigeração líquida e comando simples no cabeçote – a geração antiga tinha comando DOHC. 

Nesse sentido, o propulsor entrega 25,2 cv e 2,74 kgf.m no etanol, enquanto na gasolina os números são de 24,7 cv e 2,70 kgf.m. E assim como a Twister, a trail da Honda passa a ter câmbio convencional de seis velocidades – na antiga XRE 300 eram apenas cinco – e embreagem assistida e deslizante.

Chassi e design

Para a nova XRE 300 Sahara a Honda aposta em um novo chassi, derivado da CRF 250F, reforçando a aptidão off-road do modelo. As suspensões contam com um novo garfo dianteiro, com molas e válvulas retrabalhadas, enquanto na traseira o monoamortecedor passa a ter sete níveis de ajuste de pré-carga. O curso segue o mesmo da geração anterior, ou seja, 245 mm na dianteira e 225 mm na traseira.

Os freios ganharam novos discos de 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira, com ABS disponível nas duas rodas. Falando nelas, a dianteira possui 21 polegadas, enquanto a traseira é de 18, ambas calçadas com pneus Metzeler Karoo Street nas medidas 90/90 e 120/80, respectivamente.

Na parte visual, ela estreia novas carenagens com desenho que remetem ao da CB 500X, reforçando a identidade dos modelos da Honda. O bico característico da antiga XRE 300 foi removida, dando lugar a um discreto para-lamas dianteiro bem próximo à roda da frente.

Painel e tecnologias

O painel é mais um item da XRE 300 Sahara que é compartilhado com a CB 300F Twister. Assim como o de sua irmã, ele é 100% digital, com múltiplas informações e tecnologia blackout, facilitando a leitura.

De inédito, a moto traz entrada USB de série, dispensando as adaptações costumeiramente feitas nas gerações anteriores, além do ESS (Emergency Stop Signal), sistema que aciona os piscas em caso de frenagens de emergência.

 

Versões da XRE 300 Sahara

Assim como a geração anterior, a XRE 300 Sahara será oferecida pela Honda em três versões: Standard, Rally e Adventure. A primeira está disponível na pintura cinza metálica e dispõe de grafismos mais discretos. A segunda tem visual que remete aos modelos de competição da Honda, mesclando as cores vermelha, preta e branca. Já a última é a mais completa e já traz de série alguns acessórios como para-brisa elevado, protetor de motor e de cárter.

Preço e disponibilidade

Como falamos mais para o começo do artigo, o preço ainda não foi apresentado pela Honda, o que deve ser feito nos próximos dias. As concessionárias Honda começam a receber a moto entre dezembro e janeiro, ou seja, as entregas devem se iniciar no máximo no primeiro mês de 2024.

Powered by MinutoMotor

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here