Totalmente inédita – motor, chassi e suspensões – a CRF 250F é um concentrado da melhor tecnologia Honda dedicada ao segmento off-road e chega para complementar a linha CRF nacional, que segue tendo a CRF 230F como porta de entrada no segmento off.

A Honda traz mais uma novidade para o segmento off-road. Sucesso absoluto no Brasil, a linha CRF nacional passa a ter mais um produto para ampliar as opções dos amantes do esporte a motor e lazer nos finais de semana. Trata-se da CRF 250F, que chegará às concessionárias da marca em todo o país com preço público sugerido de R$ 14.990,00. A CRF 250F traz um novo conceito de design com linhas arrojadas, inspirado nos modelos de alta performance, e que promete estimular ainda mais a prática do off-road no país.

Linha CRF nacional: protagonistas desde sempre

Um sucesso puxa outro, e sabendo disso é fácil afirmar que a inédita Honda CRF 250F é, desde já, a nova referência para os que desejam uma máquina moderna e confiável para ingressar no mundo off-road. Mais recente integrante da vitoriosa dinastia, a CRF 250F se vale da incomparável experiência acumulada pela Honda, que através de modelos icônicos literalmente mudou o panorama do off-road nacional.

A Honda CRF 250F é uma evolução da motocicleta off-road de maior sucesso vendida no Brasil, a CRF 230F, com a qual compartilha apenas a filosofia de projeto e, obviamente, o prestigioso logotipo estampado no tanque. Nascida de um projeto inédito, a CRF 250F se vale de um motor que é capaz de oferecer 20% a mais de potência e torque em comparação ao motor da CRF 230F.

Para fazer frente a este significativo incremento de performance a arquitetura do chassi foi alvo de criativas soluções, capazes de conciliar incomparável maneabilidade com a robustez esperada de uma Honda off-road.

No âmbito das suspensões o desenvolvimento seguiu a mesma premissa, preservando curso elevado mas com estrutura mais reforçada. Na dianteira o diâmetro dos tubos é de 41mm (37mm na CRF 230F), cifra adequada para a suportar o importante acréscimo de potência.

Também o sistema de freios recebeu o devido incremento de eficiência: o disco dianteiro tipo wave está associado a um cáliper de pistão duplo enquanto que na traseira o disco, também tipo wave, conta com cáliper de pistão simples.

 

Segmento off-road: um pouco de história

Apresentada ao mercado em 2006, a Honda CRF 230F imediatamente se tornou a motocicleta favorita dos praticantes do off-road. Considerada uma das responsáveis pela democratização da modalidade no Brasil, ela representava a essência de tudo aquilo que os praticantes do trail, enduro, rali e até mesmo motocross buscavam: uma moto simples mas eficiente, que não exigia nenhuma modificação pois vinha pronta de fábrica, características que se preservam até hoje comprovando a competência de seu projeto.

Antes da chegada da CRF 230F quem queria começar no mundo do off-road recorria à Honda XR 250 Tornado, que desde sua apresentação, em 2001, foi eleita a motocicleta favorita para a prática do off-road. A Tornado foi responsável pela formação de muitos pilotos amadores e profissionais e teve grande influência na popularização do off-road.

Tecnicamente, tanto a CRF 230F como a XR 250 Tornado eram descendentes de uma estirpe de motocicletas reconhecidas pela robustez e eficiência dinâmica, capazes de enfrentar os piores terrenos sem dificuldade. Entre elas está a inesquecível XL 250R – a primeira trail com motor 4 tempos fabricada no Brasil – e suas sucessoras: XLX 250R, XLX 350R e XR 200R, entre outras.

Com a chegada da Honda CRF 230F pilotos de todo tipo – dos mais experientes e talentosos à meros iniciantes – tiveram acesso à uma fórmula vencedora, que juntou a notória robustez e facilidade de uso da família XL/XR à técnica superior das CR campeãs no motocross. Agora, a Honda CRF 250F chega para escrever uma nova página nesta história de sucesso incontestável.

Novo motor: potência e torque com extrema confiabilidade

A alma da CRF 250F é um moderno motor monocilindro 4T OHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo sistema PGM-FI. A potência máxima de 22,2 cv surge a 7.500 rpm, e torque máximo, de 2,28 kgf.m, a 6.000 rpm. A entrega linear da potência e torque em todas as condições de uso proporciona uma dirigibilidade superior e efetiva facilidade da gestão do acelerador.

A particularidade do sistema de alimentação PGM-FI usado na CRF 250F é o conjunto do corpo da borboleta e injetor serem capazes de garantir o funcionamento regular do motor mesmo em situações típicas do off-road, nas quais saltos, bruscos desníveis e até mesmo o tombamento frequente da motocicleta poderiam interferir negativamente na alimentação do motor.

Um eficaz sistema elétrico proporciona ao motor da Honda CRF 250F extrema confiabilidade da partida elétrica, capaz de garantir uso frequente, algo fundamental para uma motocicleta direcionada à pratica do off-road.

Outro fator de adequação da CRF 250F é a transmissão de cinco velocidades, que promove uma melhor utilização da força do motor sem exigir frequentes trocas de marcha, facilitando assim a pilotagem.

 

Chassi e suspensões: robustez para melhor maneabilidade

O chassi tipo berço duplo fechado é inédito e teve seu desenho inspirado nas CRF de competição. Construído com tubos de aço de elevada especificação, surpreende pela inovadora arquitetura: em vez de um único tubo superior, a CRF 250F conta com dois tubos paralelos que da coluna de direção descem rumo ao ponto de fixação da balança traseira.

Esta opção técnica permitiu a melhor centralização das massas pois o tanque de combustível está posicionado entre as traves descendentes superiores do chassi, o que resulta em maior proteção do reservatório. A principal vantagem desta nova configuração é a maneabilidade derivada não apenas da centralização das massas como de uma posição de pilotagem mais relaxada, que permite maior confiança e facilidade na condução.

A suspensão dianteira tipo convencional tem tubos de 41mm de diâmetro e 240mm de curso. Com componentes internos reforçados visando o uso intensivo, tal suspensão reduz a níveis mínimos as torções indesejáveis que prejudicam a dirigibilidade em uso extremo. A suspensão traseira, monoamortecida, conta com conjunto mola-amortecedor que possibilita a regulagem na carga da mola. Tal conjunto está ligado à balança de suspensão pelo consagrado sistema Pro-Link de amortecimento progressivo.

O sistema de frenagem se vale de um disco dianteiro tipo wave de 240mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo enquanto atrás o disco, também tipo wave, tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples. Especial cuidado foi dedicado ao correto ajuste da potência dos freios, em especial do traseiro, uma vez que no uso off-road a frenagem deve conciliar potência com sensibilidade exata, permitindo assim a mais eficaz desaceleração sem risco de perda de controle.

Completa a cena ciclística a adoção de pneus inéditos, os modernos Pirelli Scorpion XC, que oferecem maior capacidade de aderência por conta do desenho da banda de rodagem, no qual a disposição dos blocos, mais concentrada, favorece a tração, aderência em curvas e menores espaços de frenagem.

Design: o puro DNA da família CRF

Como não poderia deixar de ser, a CRF 250F teve seu design totalmente inspirado nas motocicletas de alta performance off-road da Honda, entre as quais se destaca a CRF 450R.

Nela, como na novíssima CRF 250F, as partes plásticas têm que, necessariamente, atender à eficiência que é esperada de uma off-road. A CRF 250F impressiona pela agilidade de suas formas e agressividade dos grafismos.

O quesito ergonomia é outro no qual a CRF 250F supera as melhores expectativas. Sendo uma motocicleta dedicada, inclusive, a iniciantes na prática do off-road, a posição de pilotagem deve ser amigável, relaxada, o que ajudará à uma condução mais fácil e tranquila.

Para tal, a CRF 250F oferece uma distância do banco em relação ao solo limitada a 883 mm e uma relação de distância entre guidão, pedaleiras e banco que favorece o controle da motocicleta. Aliás, um elemento facilitador para que cada condutor encontre a melhor posição de pilotagem é a possibilidade de regular os suportes do guidão em duas posições diferentes.

Principais características da nova Honda CRF 250F

– motor SOHC de 4 válvulas por cilindro (potência/torque 20% maiores)*
– sistema de injeção PGM-FI ajustado para uso em off-road
– chassi inédito proporcionando maior robustez e maneabilidade
– suspensões aperfeiçoadas e reforçadas
– freio a disco em ambas rodas
– pneus Pirelli Scorpion XC
– relação peso-potência de 4,9kg/cv (5,3kg/cv na CRF 230F)
– peso seco de 114 kg
– design inspirado na CRF 450R

*quando comparado à CRF 230

Assista matéria exibida na tv no programa MomentoMoto:

 

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