Um conceito de motocicleta tão lendário quanto sofisticado celebra seu 40º aniversário em 2020: os modelos BMW Motorrad GS.

        

No outono de 1980, BMW Motorrad apresentou a R 80 G/S, uma motocicleta que combinou – pela primeira vez – offroad, estrada e uso diário. Graças à sua combinação única, o modelo tornou-se o precursor de uma nova categoria, o das enduro touring, ou supertrails. “A GS foi e continua sendo um enorme sucesso para a marca e para o mercado. Ela carrega o conceito criado pela BMW Motorrad que inaugurou um dos segmentos mais desejados e disputados pela indústria. Ao completar quarenta anos, a família GS continua fazendo jus à reputação de abrigar algumas das melhores motos do mundo”, afirma Julian Mallea, Diretor da BMW Motorrad Brasil.

Para a GS, tudo começou em 1980, no sul de França, quando a BMW Motorrad apresentou a primeira moto dual-sport de grande porte do mundo, a R 80 G/S. Desde então, a fabricante alemã tem definido os padrões neste segmento. E não tem parado de escrever histórias de sucesso.

Logo em 1981, o então piloto francês Hubert Auriol conquistou o título no prestigiado e desafiador Rally Paris-Dakar. Este foi o primeiro, e apenas um dos muitos sucessos que BMW Motorrad foi capaz de comemorar com uma GS. As características extraordinárias da linha GS – dinâmica de pilotagem, domínio offroad, conforto e robustez – foram continuamente mantidas e desenvolvidas ao longo dos últimos 40 anos, e transferidas com sucesso para outras séries de modelos BMW Motorrad.

Nos anos 50 e 60 a BMW Motorrad continuava entregando ao mercado internacional suas grandes motos estradeiras, robustas e confiáveis, baseadas no motor boxer bicilíndrico. Com a introdução dos motores de quatro cilindros em linha por fabricantes asiáticos no final dos anos 60, porém, os fabricantes de motocicletas de todo o mundo foram desafiados a revolucionarem seus produtos. A BMW Motorrad, em 1979, colocou esse projeto sob a responsabilidade de Karl Heinz Gerlinger.

Gerlinger resolveu fazer algo que ninguém havia feito antes. Trouxe para a equipe o engenheiro de motores Laszlo Peres, off roader e especialista na preparação de motos para competições fora de estrada. Desta parceria surgiu o “Red Devil”, uma versão mais compacta do tradicional motor Boxer.

Somou-se à equipe o engenheiro Rudiger Gutsche, designado para liderar o projeto de criação de uma nova motocicleta. Ele optou por utilizar o motor R80 – com cilindros de Nikasil, ignição eletrônica e cerca de 10 quilos mais leve – no chassi da R65, tubular, de berço duplo. Os garfos dianteiros vieram da R 100 GS, mas a suspensão traseira foi inteiramente redesenhada com transmissão por eixo cardã e balança traseira em uma só peça. Estava criado o conceito Monolever que contava ainda com filtro de ar adequado ao uso na poeira e escapamento dois em um com saída elevada. A partida elétrica era opcional.

A BMW Motorrad R80 G/S (abreviação de Gelände Strasse, que significa campo e estrada, ou uso misto) causou o impacto esperado ao ser apresentada à imprensa mundial em 1980. O modelo trafegava com desenvoltura nas cidades, atingia altas velocidades e superava terrenos difíceis. As vendas da marca dispararam, a motocicleta se tornou um sucesso e o é até os dias atuais, 40 anos depois. Ela carrega consigo o conceito que a marca criou e que hoje é um dos mais desejados e disputados pela indústria.

A R80 G/S de 1980 tinha especificações que impressionam até diante de motos atuais: o motor desenvolvia 50 cv a 6.500 rpm de potência máxima e atingia um pico de torque de 5,7 kgfm a 4.000 giros. Ela atingia 180km/h de velocidade máxima e seu tanque de 20 L permitia uma autonomia que girava em torno de 400 quilômetros. Os freios Brembo a disco de 260mm de diâmetro na frente e 200mm atrás paravam a moto em espaços seguros. O garfo dianteiro oferecia curso de 200mm ante os 170mm na traseira pelo inovador sistema Monolever.

BMW R 1250 GS

 

Inovação a cada geração

A R80 G/S ficou em linha até 1987 e foi sucedida pela R 1000 GS que, como de praxe, na BMW Motorrad, trazia projeto inovador e tornou-se referência entre as trail de alta cilindrada.

A suspensão traseira adotava pela primeira vez o Paralever, monobraço oscilante que incorporou o conceito de paralelogramo deformável, sendo até hoje o sistema de suspensão traseira de concepção mais avançada do mercado.
Essa segunda geração perdurou até 1996, tendo recebido em 1993 a primeira suspensão dianteira Telelever, na qual cada uma das bengalas desempenhava uma função diferente, uma de amortecimento e outra de mola.

Em 1994, a BMW Motorrad lançou o motor de quatro válvulas e 1.100 cilindradas, na R 1100 GS, sucedida no ano de 1999 pela R 1150 GS. A R 1150 GS, inclusive, foi a primeira GS a oferecer uma versão Adventure, em 2002.

BMW F 750 GS

A aventura continua

A linhagem Gelände Strasse não para de crescer. As primeiras a chegar foram as monocilíndricas “Funduro” (fusão de “Fun” com “Enduro”) F 650 e F 650 ST, em 1994, produzidas até 2000. As caçulas da dinastia foram anunciadas como as motos ideais para o dia a dia e tinham como público alvo os motociclistas que pretendiam iniciar-se nas longas viagens por todo o tipo de terreno. Elas mostraram seu potencial ao vencer as edições 1999 e 2000 do lendário rali Paris-Dakar.

 

Em 2000, a BMW Motorrad lançou o modelo F 650 GS Dakar com preparação mais adequada ao fora de estrada. Este modelo foi fabricado até 2008. Em 2009 BMW Motorrad deu início à produção de motocicletas no Brasil, em Manaus, com a fabricação da monocilíndrica G 650 GS. A versão Sertão teve lançamento mundial no Brasil em 2011, com pegada também off road a começar pelo aro de 21 polegadas na dianteira. As bicilíndricas paralelas refrigeradas a água F 800 GS e F 850 GS sucederam a família G 650 e são, até hoje, líderes de venda em seus segmentos.

 

Em 2019 BMW Motorrad celebrou a marca de 60.000 unidades fabricadas em sua fábrica no Brasil com a produção de uma F 850 GS. No mesmo ano, a marca apresentou a R 1250 GS, com motor de comando de válvulas variável, muita eletrônica embarcada e uma dirigibilidade insuperável, capaz de estabelecer novos paradigmas para o segmento das supertrail.

BMW G 310 GS

 

TEXTO E FOTOS: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

 

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