Totalmente renovada, mais leve, com nova motorização mais potente e mais tecnológica, a lendária Africa Twin agora estará disponível nas versões CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES, que podem ser dotadas de câmbio convencional ou do exclusivo câmbio DCT – Dual Clutch Transmission.

Herdeira de modelos lendários, como a pioneira XRV 650 Africa Twin e as sucessivas versões 750, que de 1988 até 2002 redefiniram o conceito de motocicleta aventureira, a nova geração das Africa Twin chegou ao mercado mundial em 2016. À tão esperada modernidade e alta tecnologia do modelo, somou-se o genuíno espírito ‘True Adventure’ de suas antepassadas, não um mero slogan, mas uma filosofia construtiva fiel às origens, que faz das Honda Africa Twin motos versáteis, capazes de oferecer conforto em viagens de qualquer tipo como também encarar verdadeiras aventuras. Enfim, motocicletas aventureiras com “A” maiúsculo, que não penalizam seus pilotos com peso e volume excessivos, ou escolhas técnicas inadequadas para uma aventureira.

A chegada das versões 2021 das CRF 1100L Africa Twin é marcada por uma aprofundada renovação técnica, um aperfeiçoamento que preserva a essência ‘True Adventure’, mas que efetivamente evoluiu o modelo em praticamente todos os aspectos. O incremento de potência e torque é consequência do aumento na capacidade cúbica do motor bicilíndrico, que em conjunto com a redução de peso levou a performance a um nível ainda mais elevado. Relevante é a introdução da transmissão de dupla embreagem (DCT), que se soma à opção com caixa de câmbio convencional.

Generalidades do modelo

As CRF 1100L Africa Twin 2021 estão menores, mais esguias e cerca de 10 kg mais leves, o que fez evoluir a performance tendo em vista as alterações complementares no motor, que ganhou cerca de 12% de potência e 10% no torque, incrementos distribuídos em toda a faixa de rotação.

O chassi de aço foi totalmente renovado, agora com subchassi de alumínio, mesmo material usado na balança de suspensão traseira, derivada da Honda CRF 450R de motocross. A adição da IMU, a unidade de controle inercial de seis eixos, possibilitou gerenciar não apenas os sete níveis do sistema de controle de tração (HSTC), mas também outras novidades das Africa Twin 2021, como a função antiwheelie em três níveis, o Cornering ABS otimizado para curva (com configuração off-road) e o controle de elevação da roda traseira. Aos modos de pilotagem padrão – URBAN, TOUR e GRAVEL – junta-se agora o modo OFF-ROAD e os USER com dois modos ser totalmente personalizados. As Africa Twin Adventure Sports ES vem equipadas com pneus sem câmara e as suspensões Showa EERATM – Showa Electronically Equipped Ride Adjustment, que oferecem ainda mais conforto e eficiência ao modelo.

Motor

  • Capacidade do motor aumentada para 1.084 cm3
  • Potência e torque máximos elevados a 99,3 cv e 10,5 kgf.m
  • Cabeçote e comando de válvulas novos, maior elevação das válvulas
  • Corpos das borboletas de alimentação e sistema de escape redesenhados
  • Exhaust Control Valve no escape – melhor sonoridade e performanceA arquitetura do motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas permanece inalterada, mas o incremento da capacidade, de 998 cm3 para 1.084 cm3, resultou em maior potência, que passou de 88,9 para 99,3 cv a 7.500 rpm. O torque máximo também subiu de 9,5 para 10,5 kgm.f a 6.000 rpm. A elevação de potência e torque é sentida desde 2.500 rpm.

    O aumento da capacidade cúbica do motor foi obtido pelo aumento do curso dos pistões para 81,5 mm (antes, 75,1 mm), com o diâmetro dos cilindros de 92 mm permanecendo inalterado. A taxa de compressão é de 10,0:1. As camisas dos cilindros agora são de alumínio, o que em conjunto com outras medidas de redução de peso nos componentes da transmissão da versão com câmbio convencional, resultou em um motor 2,5 kg mais leve. O motor da versão DCT pesa 2,2 kg a menos que no motor anterior. O peso total do motor atual, com câmbio convencional, é de 66,4 kg, enquanto que o motor da versão DCT pesa 74,9 kg.

Câmbio de dupla embreagem DCT – Dual Clutch Transmission

  • Mudanças rápidas em modo manual (MT) ou nos modos D e S automáticos
  • Modo S em 3 níveis, progressivo incremento de giros em aceleração/redução
  • Tecla G, máxima tração da roda traseira no fora-de-estrada
  • Função que detecta a inclinação, adaptando o padrão de troca de marchas
  • IMU – Inertial Measuring Unit – otimiza mudança de marchas em curva

A Honda já vendeu mais de 100.000 motos equipadas com DCT desde a estreia deste sistema em 2009. Nos últimos anos, modelos com DCT representam 48% das vendas das motos em que ele está disponível. No Brasil, já são comercializados os modelos X- ADV e GL 1800 Gold Wing Tour, dotados de DCT. As versões da Honda CRF 1100L Africa Twin com este tipo de transmissão passarão a ser disponibilizadas ao consumidor brasileiro à partir de agosto de 2021.

O sistema de transmissão DCT para motos, exclusivo da Honda, oferece mudanças de marchas imediatas, sem que haja interrupção na entrega de potência, e a sua utilização se torna imediatamente natural, resultando em vantagens para pilotagem em qualquer tipo de percurso ou terreno.

Tal sistema funciona por meio de duas embreagens: uma para 1a, 3a e 5a marcha, outra para a 2a, 4a e 6a marcha. As dimensões deste tipo de câmbio são equivalentes às de um câmbio convencional. Cada uma das embreagens é acionada por um sistema eletro- hidráulico independente, e nas trocas de marcha – sejam elas feitas pelos comandos situados no punho esquerdo do guidão, pela ação do condutor, ou automaticamente –, ocorre a alternância entre as embreagens, o que permite a mudança instantânea de uma marcha para outra.

Acessórios/ Red Rider

A gama de Acessórios Genuínos Honda para a Africa Twin foi ampliada. São 12 itens exclusivos para o modelo, tais como top box, malas laterais, bolsa de tanque, banco rebaixado, para-brisa majorado e cavalete central, entre outros. Também faz parte do catálogo de acessórios exclusivos da Africa Twin 2021 equipamentos específicos para o motociclista, como jaquetas tipo parka, calça com proteções em EVA, camisetas de manga longa e curta, bonés e jaqueta corta-vento.

A aquisição de qualquer versão da Honda CRF 1100L Africa Twin 2021 abre as portas para a participação no Honda Red Rider, um programa criado especialmente para proporcionar experiências exclusivas aos clientes Honda. Eventos, viagens, passeios, cursos e diversas ações que visam deixar o momento sobre duas rodas ainda mais incrível. Maiores detalhes em nosso site: https://www.honda.com.br/motos/redrider/

Preço, cores

Serão duas as versões do modelo:
Honda CRF 1100L Africa Twin e Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports. Em ambas é possível optar entre o câmbio convencional ou o DCT.

Os modelos dotados de transmissão convencional têm previsão de chegada ao mercado em julho e preço público sugerido de:
Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490,00 Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490.00

Já os modelos datados de transmissão de dupla embreagem (DCT) tem previsão de chegada ao mercado em agosto e preço público sugerido de:
Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804,00
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626,00

TEXTO E FOTOS: Honda Motos

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